Casos de Sucesso

CASOS DE SUCESSO

DISTRIBUIDORA DE ENERGIA

  • Armazenagem e distribuição de 1800 skus referentes à rede de distribuição de energia no Estado do Rio de Janeiro;
  • Estoque de R$ 45MM controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • 2 DCs com total de 18000 m2 de área de armazenagem com 4.200 posições pallets em estrutura porta pallets;
  • Movimentação de R$ 1,2 bilhões anualmente;
  • Interface com SAP;
  • Controle de estoque pelo processo de FIFO;
  • Controle de lotes;
  • Inventário e reconciliação diária de estoque com o Cliente;
  • Expedição de 500 veículos mês, controlado e roteirizado por TMS;
  • Expedição diária de 3600 caixas e 5000 linhas de pedidos.
  • Fornecimento de 6 Empilhadeiras;
  • Call Center para atendimento.

OPERAÇÃO IN HOUSE – INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

  • Atribuições: gestão da armazenagem, do controle de estoque de R$ 7,5MM, da movimentação e da distribuição de mercadorias; realização de inventários cíclicos, re-enfardamento de materiais, re-paletização de cargas especiais, da limpeza e conservação predial do depósito e outros controles operacionais.
  • Unidade certificada com ISO pelo conceituado órgão de certificação nacional e internacional, Bureau Veritas, segunda maior Companhia do mundo em Avaliação da Conformidade e Serviços de Certificação nos campos da Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.
  • 40.000 toneladas movimentadas, 104.000 pallets expedidos e 2.000 veículos expedidos por mês. Armazenagem e distribuição de 60 skus de açucares;
  • Estoque de R$7,5MM controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • CD com total de 5.500 m2 de área de armazenagem com 6.820 posições pallets e 40.000 ton. /mês;
  • Interface com ORACLE;
  • Controle de estoque pelo processo de FIFO;
  • Controle de lotes;
  • Inventário e reconciliação diária de estoque com o Cliente;
  • Expedição de 2000 veículos mês;

OPERAÇÃO IN HOUSE –
ÓLEO E GÁS

  • Operação in house iniciada em 2008 na Unidade;
  • Maior unidade em termos de volume em movimentação de produtos químicos no Brasil;
  • Atribuições: gestão da armazenagem, do controle de estoque de R$ 9 MM, da movimentação e da distribuição de mercadorias; realização de inventários cíclicos, re-paletização de cargas especiais, da limpeza e conservação predial do depósito.

Principais dados operacionais:

  • Armazenagem e distribuição de 150 skus químicos e contentores de 1,5 a 8 toneladas;
  • Estoque controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • CD com total de 10.000 m2 de área de armazenagem com 1.900 posições pallets;
  • Interface com SAP;
  • Controle de estoque pelo processo de FIFO;
  • Controle de lotes e slingas;
  • Inventário e reconciliação de estoque por interface;
  • Fornecimento de 5 Empilhadeiras;
  • Menor custo por ton. expedida se comparado a todas as unidades “Supply house” 

Indicadores de Performance:

Foram desenvolvidas funcionalidades específicas no WMS para a melhoria dos resultados operacionais. Para facilitarmos os acompanhamentos de performance, disponibilizamos os indicadores on time e real time, em nossa página na web e na intranet, além de termos implantado tecnologia Wi Fi para todas as operações.

Indicadores desenvolvidos e disponibilizados:

  • Divergência diária de inventário;
  • Controle de pallets;
  • Controle de Slingas;
  • Erros de Carregamento;
  • Índice de Avarias;
  • Retorno de Entregas.

Oportunidade 1

Controle de recepção, descarga, acondicionamento, estocagem, transferência, movimentação e de entrega de produtos a granel (líquidos e sólidos) e produtos químicos embalados; manuseio nas operações de carga e descarga de caminhões, carretas, basculantes, Buk’s e outros, produtos embalados em sacarias, bombonas, baldes e tambores bem como produtos a granel; ensaque e re-ensaque de graneis sólidos sempre que necessário; triagem e apuração da quantidade e reaproveitamento de produtos que retornem dos clientes;

Ação

Configuração específica no WMS para controle do estoque e atendimento por lotes, conforme critérios demandados pelo cliente;
Foco em treinamento de toda equipe nos procedimentos e processos operacionais.

Resultado

  • Atendimento dos pedidos com acuracidade no controle de lotes;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Diminuição dos custos de transporte com devoluções devido a erro no prazo de validade.

Oportunidade 2

A sazonalidade de 60% do volume mensal de expedição na última semana do mês, comprometia a capacidade instalada para expedição e impactava no “on time” de carregamento.

Ação

Estudo do layout da unidade, revisão do fluxo operacional, análise crítica de processos, criação de procedimentos e readequação da equipe operacional.

Resultado

  • 100% de carregamentos previstos;
  • 100% de atendimento dos pedidos no pico em período sazonal;
  • Redução de custo operacional.

ARMAZENAGEM DE MATÉRIA PRIMA E PRODUTO ACABADO EM CD DA AGM

  • Unidade de armazenagem de Matéria prima e produtos acabados
  • Atribuições: Gestão da armazenagem, do controle de estoque de R$ 27MM, da movimentação e da distribuição de mercadorias; realização de inventários cíclicos, re-paletização de cargas especiais, da limpeza e conservação predial do depósito.

Principais dados operacionais:

  • Armazenagem e distribuição de 13 skus sendo Bobinas alumínio e tampas que enviadas para Fabrica;
  • Estoque controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • CD com total de 3.000 m2 de área de armazenagem com 2.500 posições pallets;
  • Interface com SAP;
  • Controle de estoque pelo processo de FIFO;
  • Controle de lotes;
  • Inventário e reconciliação de estoque por interface;
  • Fornecimento de 3 Empilhadeiras;

Indicadores de Performance:

Foram desenvolvidas funcionalidades específicas no WMS para a melhoria dos resultados operacionais. Para facilitarmos os acompanhamentos de performance, disponibilizamos os indicadores on time e real time, em nossa página na web e na intranet, além de termos implantado tecnologia Wi Fi para todas as operações.

Indicadores desenvolvidos e disponibilizados:

  • Divergência diária de inventário;
  • Controle de pallets e bobinas;
  • Índice de Avarias;
  • Resultado apuração inventário rotativos e geral;
  • Relatório de disponibilidade de produção;
  • Varredura de endereço;
  • Relatório Controle de qualidade – quarentena;
  • Relatórios de separação;
  • Relatórios de endereçamentos;
  • Relatório de recebimentos;
  • Relatórios de embarques;
  • Relatórios Lote/FIFO;

Oportunidade 1

Controle de inventário ineficiente, resultando perda de inventário, falta de controle de avarias, Recebimentos de produtos importados avariados, falta de indicadores, falta de controle de lote

Ação

Configuração específica no WMS para controle do estoque e atendimento por lotes, conforme critérios demandados pelo cliente;
Foco em treinamento de toda equipe nos procedimentos e processos operacionais;
Foco treinamento HSE – Projeto Decolar;
Estudo do layout da unidade, revisão do fluxo operacional, análise crítica de processos, criação de procedimentos e readequação da equipe operacional.

Resultado

  • Atendimento dos pedidos com acuracidade no controle de lotes;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • 100% de carregamentos previstos;
  • 100% de atendimento dos pedidos no pico em período sazonal;
  • Redução de custo operacional. Unidade com menor custo operacional;
  • Redução de 100% das avarias ocasionadas pelas movimentações;
  • Redução de 100% das avarias ocasionadas pelo transporte devido a arrumação de carga;
  • Acuracidade de estoque de 100%

ABASTECIMENTO DE AGÊNCIA BANCÁRIA – Case 1

  • Unidade de armazenagem de Suprimentos agencias;
  • Atribuições: Atendimento aos pontos de entrega através do projeto ED – Semana ideal; Gestão da armazenagem, controle de estoque de R$ 4MM, estoque de 715 Skus, da movimentação e da distribuição de suprimentos para as agencias 6.900 pontos de entregas bancárias atendendo a região Sudeste, Norte, Centro Oeste e Nordeste; realização de inventários cíclicos, transportes;

Principais dados operacionais:

  • Armazenagem e distribuição para agências da região sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste de 715 Skus de suprimentos bancários;
  • Atendimento junto aos pontos de entrega através projeto Semana ideal;
  • Estoque de R$35MM controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • Interface com SAP;
  • Atendimento de 6.900 pontos de entregas;
  • Inventário e reconciliação diária de estoque com o Cliente;
  • Expedição diária de 25000 linhas e 3400 caixas dia;
  • Fornecimento de 2 empilhadeiras e todos os equipamentos necessários a operação;
  • Call Center para atendimento.
  • Armazenagem e distribuição de Skus;
  • Estoque controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • CD com total de 1.800 m2 de área de armazenagem com 1.200 posições pallets;
  • Interface com SAP;
  • Controle de estoque pelo processo de FIFO;
  • Controle de lotes;
  • Inventário e reconciliação de estoque por interface;
  • Fornecimento de 3 Empilhadeiras;

Indicadores de Performance:

Foram desenvolvidas funcionalidades específicas no WMS para a melhoria dos resultados operacionais. Para facilitarmos os acompanhamentos de performance, disponibilizamos os indicadores on time e real time, em nossa página na web e na intranet, além de termos implantado tecnologia Wi Fi para todas as operações.

Indicadores desenvolvidos e disponibilizados:

  • Divergência diária de inventário;
  • Controle de pallets;
  • Resultado apuração inventário rotativos e geral;
  • Relatório de disponibilidade de produção;
  • Varredura de endereço;
  • Relatórios de separação;
  • Relatórios de endereçamentos;
  • Relatório de recebimentos;
  • Relatórios de performance de embarques;
  • Relatório de performance de entregas;
  • Relatórios Lote/FIFO;
  • Relatórios Call Center

Oportunidade 1

Controle de inventário ineficiente, resultando perda de inventário, Recebimentos de produtos; ressuprimento dos pontos de entrega, falta de indicadores, falta de performance de embarque e entrega, falta do controle de atendimento Call Center;

Ação

Configuração específica no WMS para controle do estoque e atendimento por lotes, conforme critérios demandados pelo cliente;
Foco em treinamento de toda equipe nos procedimentos e processos operacionais;
Estudo do layout da unidade, revisão do fluxo operacional, análise crítica de processos, criação de procedimentos e readequação da equipe operacional.

Resultado

  • Atendimento dos pedidos com acuracidade no controle de lotes;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • 100% de carregamentos previstos;
  • 100% de atendimento dos pedidos no pico em período sazonal;
  • Redução de custo operacional. Unidade com menor custo operacional;
  • Redução de 100% das avarias ocasionadas pelo transporte devido a arrumação de carga;
  • Acuracidade de estoque de 100%
  • Maior performance de entrega objetivando 100% do prazo contratual;

ABASTECIMENTO DE AGÊNCIA BANCÁRIA – Case 2

  • Unidade de armazenagem de Suprimentos agencias,
  • Unidade de Armazenagem e customização de Bens Duráveis (Informática)
  • Unidade de Armazenagem Bens Duráveis ATMs,

    • Atribuições 1: Atendimento aos pontos de entrega através do projeto ED – Semana ideal; Gestão da armazenagem, controle de estoque de R$ 5MM, estoque de 1200 Skus, da movimentação e da roteirização de suprimentos para as agencias 2800 pontos de entregas bancárias e centros administrativos atendendo todos os pontos do Brasil; realização de Inventários cíclicos,

    • Atribuições 2: Atendimento aos pontos de entrega; Gestão da armazenagem, controle de estoque de R$ 10MM, estoque de 289 Skus, da movimentação e da roteirização de Bens Duráveis Informática e ATMs para as agencias 2800 pontos de entregas bancárias e centros administrativos atendendo todos os pontos do Brasil; realização de Inventários cíclicos,

Principais dados operacionais:

  • Armazenagem e roteirização para todo território nacional 1200 Skus de suprimentos bancários;
  • Armazenagem e roteirização para todo território nacional 289 Skus de Bens Duráveis (Informática) e ATMs;
  • Atendimento Suprimento Bancário junto aos pontos de entrega através projeto Semana ideal;
  • Estoque de R$15MM controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • Interface com SAP;
  • Atendimento de 2.800 pontos de entregas;
  • Inventário e reconciliação diária de estoque com o Cliente;
  • Acuracidade de inventário de 99,99 %
  • Certificação Qualidade ISO9001/ISO 14000/OHSAS18001 órgão Certificador BSI
  • Fornecimento de 2 empilhadeiras e todos os equipamentos necessários a operação;
  • Call Center para atendimento.
  • Armazenagem de 1289 Skus;
  • Estoque controlado por WMS utilizando tecnologia Wi-Fi;
  • CD com total de 2800 m2 de área de armazenagem com 1.600 posições pallets;
  • Interface com SAP;
  • Controle de estoque pelo processo de FIFO;
  • Ressuprimento do estoque pelo cliente
  • Informações cedidas para o cliente referente ao ressuprimento de seu estoque sendo:
    • Listagem de produtos em estoque abaixo do mínimo
    • Listagem de produto com ruptura de atendimento
    • Listagem de pedidos de compra em aberto produtos em aberto a mais tempo de entrega prazo normal do fornecedor
  • Controle de lotes;
  • Controle Seriais Bens Duráveis
  • Controle Etiqueta Imobilizado Bens Duráveis
  • Inventário e reconciliação de estoque por interface;
  • Fornecimento de 2 Empilhadeiras;

Indicadores de Performance:

Foram desenvolvidas funcionalidades específicas no WMS para a melhoria dos resultados operacionais. Para facilitarmos os acompanhamentos de performance, disponibilizamos os indicadores on time e real time, em nossa página na web e na intranet, além de termos implantado tecnologia Wi Fi para todas as operações.

Indicadores desenvolvidos e disponibilizados:

  • Divergência diária de inventário;
  • Controle de pallets;
  • Resultado apuração inventário rotativos e geral;
  • Relatório de disponibilidade de produção;
  • Varredura de endereço;
  • Relatórios de separação;
  • Relatórios de endereçamentos;
  • Relatório de recebimentos;
  • Relatórios de performance de embarques;
  • Relatório de performance de entregas;
  • Relatórios Lote/FIFO;
  • Relatórios Call Center

Oportunidade 1

Controle de inventário ineficiente, resultando perda de inventário, Recebimentos de produtos; ressuprimento dos pontos de entrega, falta de indicadores, falta de performance de embarque e entrega, falta do controle de atendimento Call Center;

Ação

Configuração específica no WMS para controle do estoque e atendimento por lotes, conforme critérios demandados pelo cliente;
Foco em treinamento de toda equipe nos procedimentos e processos operacionais;
Estudo do layout da unidade, revisão do fluxo operacional, análise crítica de processos, criação de procedimentos e readequação da equipe operacional.

Resultado

  • Atendimento dos pedidos com acuracidade no controle de lotes;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • 100% de carregamentos previstos;
  • 100% de atendimento dos pedidos no pico em período sazonal;
  • Redução de custo operacional;
  • Inventário com acuracidade 99,99% em 2013;
  • Maior performance de entrega objetivando 100% do prazo contratual;
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